terça-feira, 11 de novembro de 2008

O fiel jardineiro

Na quinta-feira, na televisão portuguesa vai passar o filme O Fiel Jardineiro. Vi o filme há algum tempo e penso que vale a pena ver. É uma história de amor, sim. Quem me conhece sabe que não é uma categoria de filmes que aprecio essencialmente. Todos nós fazemos a nossa própria interpretação das coisas, e deste filme fiz a minha:
É a história de uma casal que vive num país africano em que a mulher é brutalmente assassinada. Correm certos rumores sobre uma potencial traição e é para desvendar o que está por detrás do misterioso assassínio que ele vai acabar por descobrir quem ela era e o que ela ocultava.


Ao longo do filme descobrimos que imaginamos sempre o pior do ser humano e que as vezes colocamos a nossa honra e o nosso orgulho acima de tudo, sem olhar mesmo para as pessoas e que nos esquecemos que nós também somos seres humanos. Quando imaginamos o pior e descobrimos que além de não ser o que a nossa imaginação construiu, não demos valor ao que tínhamos, e perdemos... perdemos duplamente. Perdemos a honra e o orgulho que tanto queríamos defender e perdemos a pessoa, que estava muito acima da nossa mesquinhez. Estou a escrever e a pensar que ja estive dos dois lados.

Sem comentários: