terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Os Patinhos da Nasa

Se viu um patinho de borracha a dar à costa saiba que pode ser da NASA e que a agência espacial norte-americana gostaria de saber onde ele foi parar.

Não, não é brincadeira. A NASA deitou mesmo ao mar 90 patinhos amarelos em Setembro, fazendo-os passar por baixo dos gelos da Gronelândia, com o objectivo de estudar o fluxo das águas dos glaciares que se estão a derreter. Mas, até agora, os brinquedos que normalmente são colocados em banheiras nunca mais foram vistos, avança a BBC Online.

"Não soubemos mais deles. Se alguém os encontrar, seria muito importante para nós", disse à televisão britânica o cientista da NASA Alberto Behar, que estuda os canais tubulares que surgem na superfície dos gelos da Gronelândia, a ilha gelada nas imediações do Pólo Norte. Estes canais podem levar para o mar grandes quantidades de água do gelo que se derrete no Verão, ajudando a lubrificar a base destes lençóis de gelo e acelerando o seu derretimento.

Os patinhos foram lançados à água nesses canais - bem como uma sonda, mais sofisticada. Mas também não soube mais nada deste cilindro de plástico, que levava lá dentro um acelerómetro, um aparelho para medir diferenças de pressão, um leitor GPS e uma antena para se ligar a um satélite e transmitir a sua posição. "Provavelmente, ficou presa no gelo", estima Behar.

(fonte: Público)

Sem comentários: