segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escolher o seu desporto

Tipo de trabalho

Desporto

Trabalho intelectual sedentário

- patinagem em linha: ajuda a relaxar e incrementa a capacidade de assumir riscos, algo por vezes necessário no dia-a-dia laboral

- “squash”: desporto relaxante, uma vez que possibilita uma grande descarga da tensão acumulada. Outro ponto a favor é o facto de fomentar a autodisciplina e aumentar o grau de concentração.

Trabalho de chefia sobre grupos

- voleibol: grande necessidade do trabalho em equipa, onde cada um tem um grau de responsabilidade elevado. Ao praticar este desporto, estará a aprender a ter maior tolerância com os erros dos outros.

- mergulho: além de desenvolver toda a musculatura, em especial a dos membros inferiores, consegue-se obter uma maior capacidade para

abordar novos projectos e assumir diversos tipos de risco. Além disso, os níveis de relaxamento que este desporto proporciona ajudam na tomada de decisões difíceis.

Trabalho de precisão

(cirurgiões e

engenheiros, por exemplo)

- golfe: além de melhorar a coordenação, ajuda também a conseguir uma maior concentração e relaxamento, dado o contacto permanente com a natureza.

Profissão sedentária

(dia todo sentado)

- ciclismo: melhora o sistema cardiovascular, além de desenvolver diversos tipos musculares. No que diz respeito aos benefícios que traz para o dia-a-dia laboral, é útil para aumentar a resistência e a concentração, além de permitir uma maior tolerância ao “stress”. Um bom substituto, se não tiver bicicleta, é a simples corrida.

- ginástica de manutenção: útil porque aumenta a força e a massa muscular e melhora o aspecto físico, levando a um aumento na auto-estima e consequente facilidade na relação com os outros.

Profissões que requerem autocontrolo

(polícia)

- uma qualquer arte marcial: além de permitir a descarga das tensões do dia-a-dia, aumentar a autoconfiança e a resistência, as artes marciais permitem também desenvolver uma maior capacidade de controlo em situações de risco.

Sem comentários: