domingo, 16 de novembro de 2008

A minha terra


Vila Nova de Cerveira está cada vez melhor. Recomendo a quem visitar o Alto Minho, planear uma paragem nesta vila simpática.
Que fazer:
A Vila em si é muito pequena, rapidamente se faz a voltinha. Mas o melhor é aproveitar o que Cerveira tem de melhor. Podem começar por visitar o Cervo (símbolo da vila e semântica do nome CERVeira) no monte Nossa Sra da Encarnação onde podem apreciar a vista lindíssima como mostra a fotografia, depois podem seguir até ao contento São Paio onde existe uma galeria de arte e apreciar toda a envolvente do convento, é um local muito especial.
Quanto a visita a Vila em si, o melhor é largar o carro e passear a pé. Podem visitar a Pousada D. Dinis e seguir para a zona a beira rio onde existe um parque onde podem fazer uma série de actividades (mini-golfe, escalada, espaços para os pequenos, visitar o Aquamuseu, etc.). Podem também dar um salto ao Zarte, onde um antigo ferry-boat (que antigamente serviu para fazer as travessias para Espanha) foi transformado num café-bar muito agradável, com esplanada em cima de um rio... não é todos os dias.
Podem também fazer uns passeios fluviais, basta marcar e escolher o destino (Caminha ou Tuy-Espanha), devem reservar umas 3 horas.
Cerveira também possui uma praia fluvial e a famosa bienal de arte (entre outras exposições esporádicas). A feira ao sábado também é muito concorrida. Enfim, aparecem, não se vão arrepender...
Onde comer:
Come-se bem em muitos sítios, aqui só vou recomendar um... porque a vista é linda e tem pratos tradicionais com um toque de requinte: Casa das Velhas (fica a caminho do Cervo). Reservar antes!
Onde dormir:
Pousada de junventude (novinha, tem meses e não é só para jovens, podem adquirir o cartão de alberguista e ficar lá)
Hotel Minho (hotel 4 estrelas)
Pousada D.Dinis (aí só para quem pode)

Sem comentários: